sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Liderança

Os líderes devem atuar como mentores; precisam ter visão sistêmica e abrangente, ultrapassando as fronteiras da organização e as restrições do curto prazo; comportamento ético e habilidade de negociação; liderando pelo exemplo.
Nas redes formais, o líder deve estar apto a lidar com negociação, coordenação, supervisão e cobrança das atividades acordadas. Nas redes informais, entretanto, incumbe ao líder promover o conhecimento e os valores da organização como guia para as decisões e atividades das pessoas envolvidas. Desenvolver habilidades para gerenciar a operação de redes é um requisito para o desempenho adequado da liderança.
A participação pessoal, ativa e continuada dos líderes cria clareza e unidade de propósito na organização. Seu papel inclui a criação de um ambiente propício à inovação e aperfeiçoamento constantes, ao aprendizado organizacional, ao desenvolvimento da capacidade da organização de se antecipar e se adaptar com agilidade às mudanças.
A construção de um relacionamento baseado no respeito e na confiança mútua pressupõe comportamento ético e transparente.
A ação da liderança deve conduzir ao estabelecimento e manutenção de relações de qualidade com todas as partes interessadas, de forma a obter seu comprometimento para concretizar a visão da organização.


Porque muitas vezes temos duvidas de como está sendo a nossa liderança e de como melhorar e atingir os resultados propostos junto com a equipe.


P.s: Extraído de um dos e-book da FNQ(http://www.fnq.org.br/); As partes grifados são por minha conta! =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário